• Skip to main content

Newsletter #1 | Tanto Potencial

Outubro 6, 2020

Olá,

Bem-vindo(a) à newsletter do Projeto Mudar de Vida.

Este é o número UM. Muito obrigado por estares aqui!

Ao longo desta e das próximas edições, vou explicar-te mais acerca do projeto e da newsletter. Mas para já, avançamos para o assunto do dia.

Tinha tanto potencial

“O que esta pessoa poderia ter sido… tinha tanto potencial!”. Que expressão de grande desilusão acerca de alguém.

Que vida esta pessoa poderia ter tido! Não lhe faltava nada para conseguir fazer grandes coisas. Tinha capacidades inatas, bons relacionamentos, todas as condições, e no entanto…

Isto pode doer e encher-nos de tristeza quando alguém o diz de nós próprios. Mas é mais grave ainda, se nós acharmos que têm mesmo razão. Se aos nossos próprios olhos a avaliação não é boa, é difícil sentirmo-nos bem.

Podemos tentar responsabilizar as circunstâncias atuais ou as passadas, a educação que não tivemos, aquilo que não sabíamos ou não fizemos na altura certa, as outras pessoas…

Mas isso resolve-nos o problema? Sabemos que não.

Tem tanto potencial

Por outro lado, o que sentimos ao ouvir sobre alguém: “Tem tanto potencial”? Eu diria que a nossa expectativa acerca da pessoa aumenta, que ficamos à espera que faça coisas boas e que possa ter uma vida significativa.

Se for dito sobre nós, enchemo-nos de esperança e de orgulho. Estão a dar-nos um voto de confiança, reconhecem em nós a capacidade para fazer coisas importantes.

E se nós acharmos que têm mesmo razão? Sim, sentimo-nos bem. E capazes de fazer essas coisas importantes, e de ter uma vida significativa!

Pois é, tu tens mesmo muito potencial, e não queres ser a pessoa do primeiro exemplo.

Claro que há medos para dominar, crenças limitantes para destruir. Há conformismo para superar, maus hábitos para alterar, finanças a melhorar, organizações a fazer, muito para aprender… Mas há tanto potencial!

Vamos pegar nele e trabalhar, trabalhar muito, e em vários aspetos da nossa vida.

Independentemente dos nossos medos, daquilo em que acreditamos, das condições que temos, do que sofremos no dia-a-dia, temos que perceber que sim, é possível mudar.

Sim, é possível mudar

Até chegar ao ponto em que te envio este email, recolhi muita informação e falei com muitas pessoas. Falei com quem já mudou de vida profissional – sim, é possível mudar. Com quem está a mudar agora. Com quem já pensa nisso há muito tempo mas ainda não começou. E mesmo com quem há pouco tomou essa decisão.

Agradeço-lhes muito, porque partilharam e deram de si e do seu tempo sem esperar nada em troca. Sensibiliza-me a generosidade que encontro – até para sessões de Zoom.

Fiz e continuo a fazer todos estes contactos, porque quero que este projeto se baseie na realidade, no dia-a-dia, no conhecimento e na experiência de muitos. Não apenas no que eu tenho para dar. Este projeto é para ajudar pessoas reais, nos seus problemas reais. Sim, é possível mudar, e este projeto é para te ajudar a mudar.

A Sofia, uma das pessoas que teve a disponibilidade de falar comigo, disse-me: “Espero que o teu projeto recolha muitas histórias inspiradoras para que se comecem a ouvir e ver cliques de mudança na malta que anda por aí cheia de potencial”.

É mesmo isto. Criar comunidade e entreajuda, fazer mudança efetiva, aproveitar o potencial! Porque: sim, é possível mudar.


Na próxima semana vou explicar um pouco melhor o que é o Projeto Mudar de Vida.

Adianto-te já que vou continuar focado nas pessoas e nos conteúdos, e não no site ou nas redes sociais. Por essa razão, nos próximos meses o Projeto Mudar de Vida será muito baseado no email. Claro que depois ganhará outras formas e outros conteúdos, mas quero sempre manter esta proximidade.

Por isso, peço-te que respondas a este email, que comentes e que te envolvas. Que me digas quais são os teus problemas associados à mudança de vida profissional, e que tipo de ajuda precisas.

Se tens tens algum amigo ou amiga a quem achas que este assunto interessa, e que está mesmo a precisar de uma mudança de vida profissional, por favor reencaminha o email.

Obrigado!

Até já,

Manuel

PS: Se recebeste este email de um(a) amigo(a) e gostaste do que leste, convido-te a subscrever a newsletter aqui:

Category iconNewsletter